xbox 360

já tinha escrito anteriormente que não sou fan de consolas.

há algo na maneira de jogar que não me atrai, talvez seja o controlador ou ainda o facto da consola monopolizar um televisor ou mesmo o tipo de jogos.

mas tenho cá uma, não para jogar, mas para tentar reparar, é de um colega lá do trabalho.

eu tenho alturas em que aceito os desafios mais idiotas, como foi o caso deste. não pelo valor da máquina em si, mas pelo desafio de perceber se continuo com os conhecimentos e a experiência necessária para as tarefas. falo nomeadamente de trabalhar com componentes de superfície, os famosos SMD.

e ontem à noite, e pela primeira vez a consola voltou à vida, infelizmente por pouco tempo.

explicando a coisa por partes:

um dos problemas típicos é o queimar de três componentes, o controlador ‘buck’ e um ou mais transistors mosfet, estes responsáveis pelo circuito de +5V.

depois, há a possibilidade de queimar outro mosfet, uma bridge P N, pelo lindo efeito de ‘queimar em cadeia’, este controla a alimentação dos periféricos, entre standby e full power.

felizmente que os fabricantes destes chips continuam a enviar amostras gratuitas o que permite que se façam algumas reparações essencialmente de borla.

estive quase dois meses à espera dos chips e assim que chegaram voltei ao ataque, colocando-os nos locais destino, verificando se não estava a fazer bosta.

surpresa e desalento, há mais problemas na consola à parte da simples reparação da fonte dos +5V. em resumo, há curto-circuitos por todo o lado, eventualmente nas camadas intermédias da PCB.

agora a consola quase que arranca, mas dá um E73, E74 ou ainda arranca bem, mas depois fica com ‘chuva’ mostrando assim um problema qualquer no GPU ou memórias.

faz-me falta um osciloscópio para ver que raio de falhas é que existem nas alimentações internas. my #fail 🙁

categorias: coisas da minha mona,